quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Dias 40, 41, 42 e 43 - Arequipa - Muito trabalho e pouco passeio

 Dia 40 - Arequipa City Tour

Acordei cedo para trabalhar, almocei num cafezinho local onde terminei o trabalho antes de me encontrar com malta natural de Arequipa que conheci no tour na selva perto de Iquitos que se ofereceu para me mostrar a cidade. Não há melhor do que ver uma cidade pelas experiências locais!

Trabalho despachado! É hora de conhecer a segunda maior cidade do Peru, se bem que 10 vezes menor que Lima! Arequipa é  também conhecida como Cidade Branca devido a grande parte da sua construção original ter sido feita em silar, uma pedra vulcânica branca.

Praça de Yanahuara

Paroquia de Yanahuara

Belas ruas e recantos na parte antiga da cidade

Hotéis, cafés, e até Bancos como é o caso tomaram conta de edifícios antigos ajudando na sua preservação, visto que esta pedra esfarela muito e necessita de manutenção muito regular

Por fim e com a noite a cair, o tour terminou na invariável Plaza de Armas a frente desta bela catedral que não pude visitar visto estar de calções

Uma pequena nota final, que de certa forma é algo recorrente nas Plazas de Armas pele Peru fora, mas mais notório aqui em Arequipa: um ponto de encontro e convício de centenas se não milhares de pessoas que tentei esconder sem grande sucesso na foto a cima! Na escadaria da catedral, nos bancos e na relva do jardim, etc! Interessante componente social de rua, gostei!

Dia 41 - Arequipa e muito trabalho

Segundas-feiras são alegadamente o dia que acabo por ter de mais trabalho, e este dia não foi excepção! Muito trabalhinho e pouco passeia numa Arequipa de pedras brancas e céu escuro que teimava em esconder os seus vulcões! 

Não desanimei e dei mais uma volta pela cidade, onde provei um batido de lucuma, um fruto aparentemente parecido ao abacate mas com uma polpa mais amarelada, farinhenta e... deliciosa! O fruto parece que sabe a leite de creme! Foi uma experiência estranha e brutalmente agradável! Quiçá a melhor fruta para um batido que provei no Peru!



De notar a nabice do Gonçalinho, que após mês e meio a viajar pelo Peru, vi muitas vezes a referência a Lucuma, que pensei ser um abacate, então nunca pedi, porque... quem iria pedir um sumo de abacate, não é?

Fica a nota:
Abacate = Palta
Lucuma = Lucuma



Dia 42 - Arequipa e... Trabalho!

Mais um dia, mais um trabuco no qual aproveitei para avançar um pouco mais o trabalho dos dias seguintes na esperança de conseguir ir ao Canhão de Colca, um canhão cavado pelo rio de igual nome que se encontra a cerca de 160km de Arequipa e se estende por mais de 70km tendo profundidades de 2000m, sendo um dos maiores canhões do mundo!

Tinha planos de adiar o meu voo para o Brasil visto estar a gostar tanto do Peru e querer ver e fazer mais coisas (para além do Canhão de Colca), mas depois de muitos avanços e recuos, a mudança seria demasiado cara ao ponto do bilhete mais a mudança do voo de Lima para São Paulo custaria mais do que o bilhete de ida e VOLTA de Portugal! Tive que abandonar a mudança de planos e seguir com o plano original.

O Salvador Dali está de olho. Café Lautrec

Desanuviar e dar mais uma voltinha pela cidade, beber um cafezinho no agradável café e galeria de arte Lautrec e jantar uma bela pasta caseira com um ragu de borrego! Maravilha! Quem diria que a comida italiana era tão boa no Peru?

Depois da comida italiana, ainda tive direito a uma degustação de chocolates da marca Amazonas, uma marca de chocolates orgânicos, artesanais, sustentáveis, diferentes tipos de cacau, diferentes regiões, mas o sabor incrível era constante nos chocolates negros dos 70% aos 86% de cacau.


Dia 43 - Arequipa e... mais do mesmo...

Invariavelmente mais um dia de trabalho e avanços, mas sem esperanças de ir ao Canhão de Colca visto a opção de 1 dia ser muito corrida e cara, e sem adiamento do voo, a opção de dois dias não podia ser conciliada com o trabalho!

A net do meu apartamento estava muito má pelo que tive um incentivo para ver um pouco mais da cidade mais cedo enquanto buscava por um local agradável para beber um bom cafézinho e usar uma boa internet para acabar o trabalho.

Igreja de San Agustín

Encontrei o café Repúbica onde comi uma boa sandocha de frango e um belo cappuccino numa refeição entre o almoço e o lanche que me soube pela vida e foi o que precisei para acabar o trabalho do dia!

Mais uma breve voltinha, mas com a noite a cair as prioridades mudam e com os estimulos cada vez menores para os meus olhos, o meu estomago e as minhas papilas gustativas começavam a precisar de atenção!

O destino foi uma bela churrasqueira onde comi um belo bife ancho com osso (corte popular na argentina) cozinhado na perfeição, ganhando o galardão de uma das minhas melhores refeições no Peru, quase ao nível do bife de alpaca com quinoto de aji que comi no ultimo dia em Aguas Calientes. Parece que as refeições de despedida são sempre as melhores!

Amanhã é dia de en-malar e voar para Lima. Gostava de ficar mais tempo, mas a viagem continua! Venha de lá o Brasil!



Sem comentários:

Enviar um comentário