domingo, 13 de março de 2022

Dia 49 - Porto Galinhas, Maracaípe e um picth de vendas!

Dia 49 -  Porto Galinhas e Maracaípe 

Acordei cedinho, preparei uma bela granola com iogurte e manga: Que maravilha! A maravilha só não foi maior porque enquanto comia no belo jardim, cheio de vegetação luxuriante, em frente do hostel, eu próprio também era comido por mosquitos. Dar e receber, certo?

Para continuar o trabalho foi complicado, tentei o terraço, tentei a sala no último piso, tentei a cozinha e eram todos locais minimamente decentes mas cheio de mosquitos. O local com menos insectos era o dormitório, mas esse infelizmente só tinha ar condicionado durante a noite, pelo que era quente de mais!


Trabalho terminado era hora de sair para almoçar e ir explorar a praia! Comi um belo e barato peito de frango à parmigiana (com molho de tomate e queijo parmesão, um frango que sabe a pizza) e segui praia a fora para sul em direcção a Maracaípe, um local que já me tinha sido recomendado pelo meu professor de surf (em Portugal) como uma boa zona para surfar.

Cerca de 5km praia fora passei por algumas escolas de surf, a maioria fechada. O mar não estava incrível, não me senti muito confiante e achei os preços muito altos, de maneira a que passei e segui a caminhada, onde pelo caminho encontrei muitos ninhos de tartaruga. 


Em Porto Galinhas a praia é muito cheia, mas a caminho de Maracaípe, a praia era só minha! De notar que o mar aqui é muito calmo devido ao recife que se encontra a algumas centenas de metros da costa durante centenas de quilometros de extensão, e na maré vazia estes recifes saem fora de agua, formando bonitas e transparentes piscinas naturais.

Entretanto voltei para o hostel, banho,, despachar um pouco de trabalho, etc. Depois saí para jantar com um dos meus colegas de quarto, oriundo de São Paulo, mas que estaria de férias 10 dias no Nordeste.

Saímos, jantámos, e na busca por um barzinho para ir beber um copo, fomos abordados por um comercial a falar de uma inauguração, cerveja grátis, gente bonita bla bla bla. O brasileiro e a sua personalidade relaxada torna-o num mestre de vendas! Engano ou mal entendido percebemos que íamos à inauguração de um bar, mas na verdade era um show-case de um empreendimento turístico que estava a ser construído e estavam a vender unidades de time-share. Mal sabiam eles que nós eramos pobres!

O mais interessante da situação para mim foi a organização e a técnica de vendas. Parecia que estava de volta à universidade numa aula de Negociação e Técnicas de venda! Se o fosse eles teriam uma óptima nota! Deixo o resumo:

Fomos abordados por um comercial na rua que nos levou a um edifício muito bonito e moderno, com figuras enormes do Avatar e do Shrek, depois entrámos no edifício, que eu diria ser um hotel, fizemos o check-in, onde nos pediram alguns dados e uma moça toda jeitosa e extrovertida vem nos receber. Apanhamos o elevador para o piso superior onde há inúmeras mesas e pessoas a conversar, bebidas nas mesas. Ambiente relaxado, mas estranho para ser um bar. Sentámonos e aí é que percebi o que se passava! A comercial começou a mostrar-nos o projecto, onde seria, todos os pormenores, as diferentes unidades, as vantagens económicas e de lazer, etc. Estavam-nos a vender um sonho! Daí passamos os 3 para uma pequena sala de sinema onde um alegado cantor famoso dá a cara pelo projecto, onde temos uma perspectiva visual muito melhor e interessante. De seguida vamos ver uma unidade de alojamento, totalmente mobilada. Muito interessante. A caminho da sala estavamos antes, a comercial começou a mencionar como já havia poucas unidades, muita gente famosa já comprou, etc. Um pouco mais de conversa, tentar ganhar afinidades connosco e tal, até que vem a supervisora dela e depois de alguns minutos de conversa em busca de mais afinidade, já com cerveja e snacks na mesa, os valores de venda surgem, e a cada recusa que damos, o preço baixa mais, e mais e mais... não podemos pensar, temos que agir naquele momento para ter acesso às melhores condições! Muita pressão, que obviamente não deu em nada. 

Experiencia algo aborrecida, devido ao tempo perdido, mas muito interessante em retroespectiva!

Sem comentários:

Enviar um comentário