quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dia 11 - Ayutthaya

Ora viva minha gente! Que tal foi passado esse Natal? Bacalhau, sonhos, bolo rei..? O nosso foi parecido! O prato principal foi uma sopinha de noodles e porco (instantânea), para sobremesa maçã rosa e mangustão e para terminar um chá preto a acompanhar o pai natal de chocolate que o Miguel nos deu! E não é que foi bom?!

Já no dia de Natal arrumámos tudo, fizemos o check out e fomos de taxi até à paragem de comboios e Samsen Road para apanhar o comboio para Ayutthaya. Antes fomos arranjar o nosso almoço de natal: comemos uma deliciosa coxa de frango frito com um arroz que parecia pastilha elástica e para sobremesa, imaginem... pickles de manga (era mesmo manga em vinagre, que nojo!). Embarcámos. Uma hora e meia depois chegámos ao nosso destino. Estávamos à espera de ter um transfer para a guest-house, mas não apareceu ninguém... ninguém que estivéssemos à espera! Um punhado de condutores de taxis e tuk tuks não hesitaram em oferecer-se para nos levar ao hotel e/ou a tours pela cidade. Não estávamos muito convencidos, mas depois de muita insistência e muito regatear por parte de um condutor de tuk tuk lá acertámos 900 Bahts (20€) por ficar todo o dia por nossa conta: das 14h30 às 20h30 tivemos direito a um condutor particular, super prestável e simpático. No fim viemos a saber que o tour que fizemos, costuma ser feito em 4 horas (sem as viagens ao hotel e restaurante) por 500 Baht, mas mesmo assim não estou arrependido, dou o dinheiro por bem entregue dada a prestabilidade do nosso cicerone.

Primeira paragem: Wat Yai Chaimonkhon:

Aqui vestem os Buddhas porque faz frio

A vista do topo do templo principal

Uma fileira de Buddhas sentados

A segunda paragem foi o Wat Phananchoeng Worawihan:

O grande Buddha sentado

A fornalha das oferendas


Um esplendido friso no exterior de um dos templos

A terceira paragem foi no famoso Wat Maha That;

A árvore que abraçou Buddha

Das poucas imagens do Buddha completas

O que restou da antiga capital

A quarta paragem foi a continuação da anterior, agora no Antigo Palácio Real:

O antigo palácio real

As três esplendidas torres no centro do complexo

O actual templo ao lado das ruínas

Próxima paragem foi o Wat Phu Khao Thong, para ver o por do sol e fazer um inesperado amigo:

Vejam a imponência do monumento

Depois da caminhada de iniciação

Fiz um inesperado amigo

No topo do Wat Phu Khao Thong havia um passadiço todo em sua volta e depois havia mais diversos níveis com grande degraus (cerca de 1,50m). Foi aí que encontrei um monge com uma certa idade a tentar subir e ofereci me para o ajudar, apesar de não conhecermos uma palavra em comum pra comunicarmos. Moral da historia, depois disto ele desafiou-me a subir com ele e ainda ofereceu uma fatia de pão! Tirámos esta foto para recordar. Foi um momento com tanto de inesperado como de agradável!
O monge, no nível em que estava tinha lá algumas coisas, como água, comida, e uma manta. Dava impressão que ali passava muito tempo, talvez fosse aquele o seu local de meditação.

Já de noite fomos ver uma antiga estátua do Buddha deitado:


A última paragem antes de jantar foi numa réplica do Angkor Wat:

Isto já abre o apetite para o Camboja!

O condutor, ou deverei dizer chauffeur particular, levou-nos até um restaurante que ele disse que era muito bom e em conta (ou então recebia de lá comissão). O restaurante era muito bonito, num deck flutuante no rio, apenas ligado a terra por um passadiço. Resolvemos optar por um Pad Thai e por uma cerveja local. O prato supostamente é dos mais conhecidos da Tailândia, e não estava nada mau, se bem que não foi a melhor refeição até agora... a cerveja era boa, mas não ao nível da TsingTao. Esta cerveja chama-se Chang e é produzida aqui mesmo em Ayutthaya e é bem mais forte que a sua amiga chinesa tanto em sabor como em volume (4,5º VS 6,4º). Aqui parece que todas as cervejas são servidas em garrafas de 640ml.


Chegámos então cansados a casa, fica só uma foto do quarto desta simples guest house para terem noção.


Amanha cedo arrancamos para Soukhothai, onde creio que vou ter net... veremos! Adios!

1 comentário: