quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Dia 14 - Machu Picchu & Delícias Gastronómicas locais

 Para variar acordei bem cedo e pus mãos à obra para adiantar tanto trabalho quanto pudesse antes de subir ao Machu Picchu e finalmente realizar um sonho antigo! Enquanto trabalhava ouvia a chuva lá fora, cada vez mais forte!

Saí para tomar um reforço do pequeno-almoço que já tinha sido há 4 horas e parecia que o céu estava a cair! A meio caminho do autocarro (5 minutos) já estava com as calças totalmente ensopadas e já estava a desmoralizar com a má sorte que me assombrava!


O que tem que ser tem muita força e segui viagem! Muito controlo e muitas restrições tanto por causa do COVID como mercado negro/falsificações de bilhetes. Cada bilhete está associado a um passaporte, tanto que à entrada não pediam bilhetes, mas sim e apenas o passaporte! Seguimos montanha a cima em autocarros (alegadamente) ecológicos numa subida de cerca de 18km que levou cerca de meia hora.


Entrámos após esperarmos um bom bocado devido a uma longa fila (alegadamente um dia calmo) e a chuva não parava! Estava pronto para voltar ensopado para casa, mas esta aventura tinha que ser vivida e vivida AGORA!

Eu subi pela plataforma superior, onde alegadamente teria uma melhor vista e o Neuri seguir pela plataforma inferior e combinamos encontrar-nos na cidadela. A vista prometida foi a seguinte.

Apanhámos bastante gente, mas nada comparado com as multidões que há uns anos apanhei no Angkor Wat

Já na plataforma de observação a cidadela era pouco mais do que ténues linhas escondidas atrás das núvens


E volta o ditado: "Se não gostas do tempo, espera cinco minutos!"

Mais de 5 minutos depois e já a descer para a cidadela


A nível de altitude e exigência física achei toda a visita muito acessível, fácil e boa para todas as idades!


Os afortunados lamas a curtirem a vista dos antigos socalcos agrícolas


A visita durou cerca de 3 horas num passo bastante lento, a ver tudo e a curtir nas calmas, incluindo muitas pausas de 5 minutos na esperança de uma ligeira mudança climática. Gostaria de ter feito esta visita com um dia mas foi-nos pedido entre 200 e 350 dólares e pareceu me um balúrdio injustificado!

Mentiria se dissesse que não ficou um um bichinho que cá querer voltar, fazer a subida ao Machu Picchu a pé numa caminhada de 4 dias, e de fazer uma visita guiada ao mesmo! Razões para voltar não faltam!

Queria também deixar uma breve nota que pode poupar muito dinheiro a futuros viajantes no comboio para Águas Calientes. De Cuzco pode apanhar-se um autocarro ou tour para perto da ultima paragem de comboio antes de Águas Calientes e fazer uma breve e plana caminhada de cerca de 2 horas! Se eu soubesse... Mais sorte aos futuros viajantes!

Lombo de Alpaca  com Quinoto (risoto de quinoa) de Aji

A descida foi pacífica e a fome apertava, visto que no Machu Picchu não são aceites comidas. A muito custo convenci o Neuri a irmos comer a um restaurante de que tinha ouvido muito bem! E foi o melhor que fizemos: cervejas artesanais, porções generosas, comida impecávelmente preparada e apresentada e os preços não chocavam! A melhor refeição até agora no Peru!

E com esta me despeço!

Sem comentários:

Enviar um comentário