quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Dia 7 e 8 - Aventuras, desventuras do adeus a Lima

Dia 7 - Aventuras



Acordei cedíssimo num misto de jet lag com uma noite muito mal dormida devido ao ressonar do meu companheiro de viagens. Tudo bem, aproveita-se para trabalhar, tomar o pequeno almoço no ghetto onde provei uma bebida de quinoa e outra de maca, um cereal e um tubérculo, ambos considerados super alimentos, que são tornados farinha, e depois ao se adicionar água quente, faz se uma estranha bebida pastosa. Não é mau, mas também não deixou muitas saudades. 

A nossa vizinhança - Callao


Hora de sair, e hora de voltar a Miraflores, desta vez à zona costeira para dar uma perninha de surf no oceano pacífico. Ondas pequenas, mas fortes e com jeitinho ainda apanhei umas ondas incrivelmente longas! Valeu a pena, foi barato, e ainda trouxe uns picos de ouriços do mar no meu pé direito. Doía me um pouco, mas não me preocupei muito. Tinha combinado com o Neuri em irmos almoçar ao distrito de La Punta, e pedi lhe que me levasse uma pinça para tentar tirar os picos dos ouriços.

Praia Waikiki - Miraflores


Um pincel para apanhar um taxi ou um Uber nesta cidade! Mas melhores histórias sobre este tema já vêm daqui a pouco. Encontramo-nos e fomos almoçar (após algumas tentativas falhadas paras retirar os picos do meu pé) ao Divino Mar, um buffet de gastronomia peruana com vista para o mar. 

Podíamos comer o que quiséssemos as vezes que quiséssemos.
Começamos, da esquerda para a direita: Causa Acevichada (quando chegou à mesa juro que pensei que fosse um gelado, quando na verdade era uma espécie de puré de babata!), Ceviche e Tequenos de Queijo

Seguimos com Salpicon de Verduras (salada russa sem tirar nem por), Papa a la Huancaina (batata cozida com molho de queijo e aji, uma espécie de pimento local) e Tamales verdes (uma pasta de farinha de milho cozida em folhas de bananeira)

Arroz de Marisco, Lomo saltado (bife com molho e batatas fritas) e feijão

Puré de Maça, Peru assado no forno e Frango com Tamarindo (muito parecido ao frango agridoce dos restaurantes chineses em Portugal)

Já a rebentar, Jalea Mixta (fritada de peixe) e Wantan (pasteis de frango com molho agridoce)
O Neuri foi corajoso que chegue para ainda ir para um trio de massas e um Picante de Marisco (guisado de pota no fundo)
A barrigada é notória!

Uma experiencia interessante pela variedade e pela vista neste concorrido restaurante de Lima, mas a verdade é que a quantidade e variedade fez se pagar não tanto em dinheiro, mas em qualidade. Para quem tiver pouco tempo no Peru, este restaurante pode ser uma boa hipótese para se experimentar um pouco de tudo, mas foi dos piores sitios onde comi. Quando os standards se elevam a um certo ponto, o medíocre parece mau!

Fui dar uma volta para ver a zona fina (La Punta) à beira do "meu" gueto (Callao) e aproveitar para procurar uma farmácia para ver se me ajudava com os picos dos ouriços, mas sem sorte. Mezinhas caseiras também não ajudaram muito, de modo que este problema bicudo ficou por resolver para o dia seguinte.

Um pincel para apanhar um táxi ou uber, ou porque não chegava, ou porque cancelava à ultima da hora, ou porque estava muito transito na zona onde íamos, ou porque não queriam ir para aquele bairro. Enfim!

Já no hostel, pouco se fez além de tentativas falhadas para tirar os picos. Cansado fui dormir sobre o assunto.


Dia 8 - Desventuras

Este foi um dia curioso, em que não se passando nada de especial, aconteceu tanta coisa!

Um trabalhinho matinal a meio gás, e uma saída em direção ao hospital para tratar de retirar os espinhos do meu pé! O destino foi a Clinica Anglo Americana, onde fui muito bem atendido apesar da espera. A brincadeira saiu cara! Cerca de 110€ + 25€ táxis, doeu mas o problema foi resolvido, tendo ficado a antibiótico por 5 dias, visto dois espinhos terem sido bem profundos e poderem causar infecção...


Antes do regresso tratei de encher a barriga com uns Anticuchos de Corazon (espetadas de coração de vaca) não tão bons como os anteriores, mas ainda assim delicioso! Gostava de saber que tempero eles usam... Era mais que hora de abalar!



Arranjar um taxi foi mais uma aventura, desde os preços dos Ubers a subirem por aí a cima, a um condutor de Uber, após eu pagar na aplicação quis me enganar e que lhe pagasse em dinheiro também (ou seja iria receber a dobrar o intruja!). No fundo foi uma hora de espera que acabou por me proporcionar uma curiosa experiência...

Enquanto esperava pelo Uber, sentei me numa beira de um canteiro enquanto esperava, fiz ligeiramente mal os calculos a sua altura, e ao cair olhei para o chão à minha frente: um passeio de cimento com algo lá escrito... e não é que era o meu nome: Gonçalo! E com C, não com o Z que é usado em Gonzalo nos países hispânicos... não tenho explicação para esta curiosa coincidência!


De volta à base, foi preparar a mala e ir dormir, porque no dia seguinte tínhamos que acordar às 5.30 para voar para Cuzco, nos Andes!



Edit.
Esqueci-me de partilhar ago muito curioso que encontramos em La Punta: um semáforo de radiação UV para que os transeuntes saibam o nível de cuidado que devem ter com o sol. 




Sem comentários:

Enviar um comentário