sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Dia 9 - Um cheirinho de Cuzco

 

Dia 9 - Um cheirinho de Cuzco

Acordámos cedo e saímos à pressa para o aeroporto (até deixei o pequeno almoço que comprei na véspera para trás!) de onde seguimos para Cuzco. A viagem foi pacífica tendo durado pouco mais de uma horas. Ao chegarmos, eu senti ligeiramente os efeitos da altitude, mas o Neuri passou mesmo mal. Cansaço, ritmo cardíaco acelerado, dores de cabeça são alguns dos sintomas que podem ocorrer. Há medicação para isto que trouxe de Portugal, mas as opções locais são o chá de coca ou os rebuçados de coca.

Chegámos a Cuzco, fizemos check in no nosso Hostel (prenda de natal para mim próprio: um quarto só para mim! Preciso de dormir!) e saímos em busca do melhor Kui de Cuzco. Kui é a palavra Inca para porquinho da Índia, uma iguaria local. Foi-nos recomendado um local como o melhor da cidade em que serviam Kui frito e assado. Queríamos um de cada, mas não tivemos direito, porque pouco depois da uma da tarde, o assado já tinha terminado. O Kui era acompanhado por batata cozida e por rocoto (um pimento recheado e frito). O Kui apesar do aspecto pouco apelativo, com cabeça, unhas, dentes, etc era bastante bom, com um sabor que diria de 70% leitão 30% frango.


Depois de almoço decidimos descansar um par de horas antes de seguirmos para o centro histórico, a Plaza de Armas onde se encontrava um enorme mercado de natal, com bancas de artesanato Inca, comida, bebida, doces, roupa, etc. Um facto interessante é que aqui o bolo de natal é o panetone.

Entre a chuva e o sol o mercado seguia!

Cada vez que o sol abria, as vistas eram incríveis!

No regresso a casa, passámos por uma banca de street food e não podemos resistir em pedir um par de anticuchos de corazon. Acho que estou viciado!



Para um jantar mais sério, demos um saltinho a um restaurante aqui ao pé e fui para o arroz chaufa de galinha, o qual é muito semelhante ao arroz frito que tanto comi na Ásia! Ainda tivemos direito a uma canja local de oferta que na verdade me tinha chegado para o jantar, visto ser tão pesada: caldo grosso, arroz e vegetais! Trouxe o resto de arroz para comer no dia seguinte. A brincadeira ficou por cerca de 10 soles, ou seja pouco mais de 2€.


Numas compras depois de jantar, encontramos uma mini mercearia com medicamentos/comprimidos vendidos a vulso. Achei curioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário