sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Dias 0, 1 e 2 - Preparativos, Viagem e um cheirinho de Lima

Parece que o Viajometro está de volta! E desta vez apontado a oeste, como o título denuncia! Lima, Peru foi o destino onde aterrei ontem, mas comecemos pelo início...

Esta é uma viagem que já cintilava nos meus sonhos desde os tempos em que viajei para a Sudeste Asiático, como podem comprovar nos meus primeiros posts do mesmo, mas acabou por ser relegada para segundo plano e adiada múltiplas e variadas vezes devido a todos os condicionalismos da vida, trabalho, e mais recentemente o infame COVID!

Esta mesma viagem foi pensada e repensada em vários moldes e cronologias. Trabalho, meteorologia, pandemias, etc foram alguns dos factores que alteraram uma viagem que tinha um cariz mais aventureiro e explorador para algo mais próximo de uma introdução ao nomadismo digital. Sem grandes planos ou expectativas, gostaria de descobrir e partilhar onde esta viagem me levará!

Como nota introdutória, a maior certeza que tenho é que voei de Lisboa para Lima, Peru (de onde vos escrevo), com escala em Madrid antes de ontem, dia 15 de Dezembro de 2021 e voarei de volta de São Paulo, Brasil para Lisboa a dia 18 de Março de 2022.

Relativamente a preparações e planeamentos, os mesmos foram quase nulos devido a um estasiante misto de trabalho, stress, procrastinação e preguiça! Um pouco em minha defesa, também quis um pouco navegar para onde o vento me levasse e não planear, nem pesquisar muito. Por um lado é óptimo e deixa me desfrutar livremente de cada dia, mas por outro trás um pouco de angústia/ansiedade na medida em que tenho medo de deixar de ver/fazer algo e não ter oportunidade de cá voltar tão depressa.

Dia 0 - Preparativos:

Dito isto vejamos o que a minha pequena mala de 30L (Escape 30 da Quechua) que a minha querida mão tão prestavelmente me emprestou!



5 boxers
5 pares de meias
4 camisas/tshirts
1 calças
1 calções de banho
1 impermeável fininho
1 casaco com carapuço
1 gorro
1 lenço
1 boné
1 toalha 
1 par de chinelos
1 par de sapatos/botas leves confortáveis e impermeáveis

1 bolsa com os documentos & dinheiro

1 bolsa com tralha de WC e uma data de medicamentos para tudo, desde analgésicos, a anti diarreicos, anti malaria, etc. Se quiserem mais informação sobre o que trouxe em concreto a nível de medicamentos e vacinas que levei, estejam à vontade! E... uma quantidade absurda de máscaras!

A nível de electrónica, trouxe computador, telemóvel, fones, maquina de barbear e um powerbank

Dia 1: Viagem


Não há muito a contar sobre este dia. Tive uma manhã e tarde atarefada entre trabalho, preparativos para a viagem e despedir me da minha família. 

O voo pela Europa Airlines saiu de Lisboa ao fim da tarde e chegou a Lima por volta das 5 da manhã, após uma breve escala em Madrid.

Ainda em Lisboa, foi me pedido o certificado de vacinação COVID, passaporte e um "tracking form" para Espanha e para o Peru. Correu tudo bem e sem incidente algum. A escala em Madrid foi curta mas intensa onde parei 10 minutos para comer uma sandes  e seguir rapidamente para a porta de embarque, porque o aeroporto estava CHEIO!!! Há inúmeros voos de Madrid para grandes cidades sul americanas, e os voos são convenientemente nocturnos, beneficiando da diferença horária, e chegando de manhã cedo à América do Sul.

O voo de Madrid para Lima foi longo, desconfortável e aborrecido, como qualquer voo transatlântico de 12h deve ser. Fiquei admirado e desapontado com apenas ser servida uma refeição num voo de 12h, mas já estava preparado para tal. A nível de entretenimento o avião tinha filmes, revistas, series, música, etc mas não forneciam fones... Estranho! Eu tinha o meu telefone carregado com vários episódios de Prison Break que fizerem o seu papel à mistura com um um sono intermitente mal amanhado. Apesar dos aviões serem novos, o espaço entre assentos era mínimo e muito desconfortável. Provavelente o voo de longa escala mais desconfortável. Dito isto, obviamente que os meios justificam os fins!

Estou no Peru!!!

Dia 2: Um cheirinho de Lima


Chegámos a Lima para sermos recebidos pelo serviço de emigração mais lento do mundo! Demoramos horas a passar pelo controlo. Com ordem de soltura, apanhámos um taxi para levar-nos ao apartamento que alugámos na popular zona de Miraflores/Barranco. 

A viagem de cerca de 40 minutos foi como viajar de um país para outro, começando perto do aeroporto com um cenário estranho de um hibrido de ruinas/cenário de guerra com bairro social. O caos, a desorganização e a sujidade imperavam! Muitas grades com picos, arames farpados e mesmo gradeamentos electrificados são denominador comum por Lima fora, em especial nas zonas aparentemente mais pobres. Todavia à medida que nos aproximamos do mar e começamos a aproximar-nos do nosso destino tudo muda: bairros cuidados, belos jardins, graffitis e street art abundante, tudo inserido num cenários agradável e cosmopolita cheio de cafés agradáveis e restaurantes apelativos!

Foi do dia para a noite!

Tivemos que fazer algum tempo até ao check-in e a primeira paragem foi num agradável café chamado Agni que serve comidas saudáveis e sumos coloridos bem ao gênero do GiG Restaurante/Hostel onde trabalho. Curiosa e agradável coincidência!

Tínhamos muito tempo a queimar, então demos uma volta, comemos e compramos cartões SIM para termos um número local e internet.

Em casa tive que acabar o trabalho do dia anterior que tinha ficado por fazer, e saímos para almoçar: Chicha Morada (uma bebida de milho fermentado e crio que groselha), Concentrado de Chilcano (um caldo de peixe cebola e coentros delicioso e de deixar água na boca! que bela e deliciosa surpresa!), Arroz de Marisco, Ceviche de Pota e Tempura de Pota (trio a baixo). O Peru é famoso pela sua gastronomia, e começo a perceber porquê!


Depois do almoço fomos ao mercado local e experimentamos Inca Kola (um refrigerante amarelo florescente com cheiro a gelatina de tutti fruti e um sabor.. esquisito) e Tamale (uma espécia de pasta feita de farinha de milho, e cozida a vapor embrulhada em folhas de bananeira) sabor? Longe de incrível!


Seguimos então Barranco a baixo em direcção ao mar, brindados por uma temperatura agradável (pouco mais de 20 graus) e um nevoeiro forte. Junto à costa encontramos uma marginal muito bonita, que mais bonita ficou quando o sol abriu! Parques, campos de ténis (parece ser incrivelmente popular por estas bandas), maquinas de exercício, etc. Ao longe, lá em baixo muitos surfistas... as primeiras impressões do Peru são incríveis! 


Depois de passear um pouco era tempo de um petisco que acabou por se tornar jantar: deliciosas espetadas de coração de boi e peito de frango: Anticucho de Corazon e Pollo! Que delicia! Só de escrever a fome aperta! Tudo regado com um Pisco (engarrafado) de maracujá (bebida tipica de feita à base de sumo de lima, aguardente e clara de ovo). Ainda tenho que provar o Pisco caseiro!




Às 19h estava em casa e às 19.30 estava a dormir! Um misto de cansaço e jetlag fizeram terminar o dia cedo, e fazendo me acordar as 5h da manhã de hoje. Que bom que tenho tempo para escrever este post!

Como notas finais, queria só mencionar a quantidade absurda de polícia e fiscais que há nas ruas! E também provavelmente relacionado, as fortes restrições COVID que aqui se vivem: mascara obrigatória dentro e fora de edifícios, e obrigatoriedade de dupla vacinação em qualquer lugar que tenha uma porta e tecto! Supermercado, lojas, restaurantes, etc! TUDO!

Assim me despeço com o desejo de trazer mais novidades em breve!

1 comentário:

  1. Eai meu amigo, que bom ver você de volta!
    Tenho sua pagina marcada como meus favoritos faz tempo.
    Li toda sua epopeia para o Oriente em cerca de 1 ano, lendo de pouco em pouco.
    Lembro que suas palavras foi fonte de inspiração para mim e meus objetivos de vida. Apresentar um outro mundo em primeira pessoa me fez repensar bastante sobre o que eu queria da vida.
    Só tenho a te agradecer por seu tempo e dedicação por expor tudo no blog. Sei que da um trabalho pra carai!!
    A sua atual viagem para o Peru eu fiz em 2018 por 7 meses, o meu primeiro mochilão que durou um tempinho! A cultura quchua é incrivel. Os andes Bolivianos também é um lugar que vale a pena visitar!
    E agora estou na vida de nomade digital e também em dezembro/21 inicei minha viagem desde o extremo sul do Chile e subindo de pouco em pouco. Mas em duas semanas regresso ao Brasil :/
    Este ano irei para a Indonesia trabalhar e concerteza estarei utilizando sua fonte de publicações para inspirar minha experiência naquela região!
    Obrigado obrigado e obrigado. Sucesso!

    ResponderEliminar