domingo, 2 de janeiro de 2022

Dia 18 - Regresso a Cuzco de rastos!


Dia 18 - Regresso a Cuzco

Bom dia, bom ano! 

Nascer do sol na Plaza de Armas, Cusco

Pouco passa das 5 da manhã e chego ao terminal de autocarros em Cusco, onde prontamente apanho um táxi para o centro, a Plaza de Armas, onde tenho muito tempo para queimar até poder entrar no quarto que reservei.

Aproveitei para responder a algumas mensagens e votos de bom ano de família e amigos (em Portugal são mais 5 horas do que no Peru). E dar umas voltas pela Plaza de Armas, onde a catedral estava aberta com entrada grátis para a missa, quis ir espreitar, mas apenas deixavam entrar peruanos. Ficou o lamiré do exterior!

Por volta das 7 alguns cafezinhos começavam a abrir, pelo que esperei que o meu favorito abrisse e lá fui eu virar mais uma pratada de iogurte com granola! Já me conhecem e me tratam pelo nome por aqui!


Fiz tempo enquanto comia e aproveitei para escrever um pouco e adiantar om trabalho de Domingo, visto que o regresso ao trabalho, depois desta cansativa viagem que realmente soube a férias, não iria ser fácil!

Relaxar antes do regresso ao trabalho era a missão do dia 1 de Janeiro e então comecei com uma massagem Inca, que é sem dúvida mais relaxante do que a massagem tailandesa que há uns anos fiz nas montanhas perto de Chiang Mai. Curioso como quando viajo acabo por fazer uma massagem no fim de Dezembro ou início de Janeiro, e SEMPRE nas montanhas... vá se lá saber!

Segui então para o alojamento que tinha marcado (onde tinha ficado antes), mas a dona baralhou-se com as reservas e não tinha quarto para mim, então tive que procurar à pressa por uma alternativa, ficou um bocado mais caro do que estava à espera, mas o problema ficou resolvido!

Instalado, tinha 3 missões para o dia:

1. Almoçar bem - Missão cumprida! Para variar mais uma alpaca (que acaba por ser o prato que mais comi por estas bandas, com diferentes variações. Desta vez grelhada com guisado de vegetais em aji amarelo! Vi no menu um sumo de uma fruta esquisita, e óbvio que tive que experimentar! Cupuaçu é um fruto tropical proveniente da selva amazónica da família do cacau. Com as suas sementes também se pode fazer cupulate (uma espécie de chocolate). Fiquei curioso para experimentar!

Um pequeno altar com uma pequena amostra dos tipos de batata presentes no Peru

2. Arranjar uma lavandaria que me lavasse e secasse a roupa, mais tardar, de um dia par o outro - Feito!

3. Levantar dinheiro sem comissões - Missão igualmente cumprida! Agora sei que o Banco BCP permite levantamentos de até 700 soles por transação sem comissões! De fugir levantar dinheiro nas farmácias visto o levantamento máximo ser baixo e as comissões por levantamento altíssimas (19 soles)!!! 

Após completar as minhas missões passeei um pouco pela cidade, encontrei-me com o Neuri para planear os próximos dias e deitei me por volta das 19h visto estar de rastos! Vi um filme mauzinho mauzinho (Don't look up) e dormi!









Sem comentários:

Enviar um comentário