terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Dia 28 - Da praia para a selva

Dia 28 - em trânsito

Acordar cedo, acabar de fazer a mala e seguir sob aquele calor das 8 da manhã até ao centro de Mancora para apanharmos o colectivo para o aeroporto. Chegámos e já estavam 3 pessoas no carro à espera, com nós dois faria as 5 que o condutor precisava para seguir viagem! 30 soles foi o estrago. Não havendo espaço no porta bagagens, as nossas malas foram em cima do carro, sendo que apesar da nossa desconfiança tudo correu bem!


Passámos pela paisagem montanhosa e desértica a caminho de Talara até chegar ao aeroporto. Chegámos cedo, pelo que tivemos que esperar um bom bocado, e eu um bocado mais! O voo antes do nosso tinha sido cancelado, pelo que o nosso recebeu muitos passageiros extra e algum problema deve ter ocorrido no processo. Eu, outro estrangeiro, um casal peruano e outro casal peruano com 2 filhos pequenos fomos mandados esperar após o check in, visto não termos os lugares do avião confirmados. 

Primeira reacção pânico! Esperei cerca de uma hora, e já passava da hora de saída do voo e eu ainda à espera! E com voo de ligação à minha espera. 

Parece que os lugares escassearam e foram definidas prioridades: primeiro casais com filhos, depois casais, depois pessoas com voos de ligação e por fim os restantes. Eramos oito pessoas para sete lugares e eu mais uma vez fui o ultimo a embarcar!



Saí do balcão de check in, sem boarding pass, apenas com o número de assento que a senhora me disse: 12D em direcção à segurança, que já se encontrava fechada. A senhora que me fez o check in teve que lá ir dar a ordem para eu passar. Segurança passada era hora de embarcar! Mandaram me esperar, onde fiquei mais uns 10 minutos até me deixarem seguir para o avião. Já não havia autocarro para me levar, pelo que fui a pé até ao avião. Cheguei! O último novamente, e novamente com um lugar na saída de emergência, ou seja extra espaço para as pernas! Mas adivinhem lá... 12D estava ocupado! Mas tive o 12B que também serviu perfeitamente.

Chegado a Lima, e já conhecendo o mau sistema do aeroporto, e pior, não tendo o meu boarding pass tive que sair a correr do avião para fora das Chegadas, e sair mesmo do edifício para entrar no edifício ao lado, o das Partidas e fazer o check in! Segurança, porta de embarque e tal... tudo em menos de uma hora! Sucesso!

Mais hora e meia de viagem e estou na selva amazónica, estou em Iquitos, o calor e a humidade são brutais! Especialmente o calor... e a humidade! E o calor... ufff

Seguimos de tuktuk ou moto-taxi, como se chama por estas bandas até ao meu poiso para esta noite entre tráfego caótico e uma constante cheiro a borracha queimada por tudo quanto é lado! Pensei que me ia livrar da poeira de Mancora, mas aqui é uma contante também!

Fomos jantar a um restaurante com vária recomendações (Blanquita), onde jantámos bife de lagarto grelhado com uma espécie de croquete feito de banana e recheado de carne de porco frita (tacacho). Soube literalmente a frango e estava óptimo e em conta! Hei de lá voltar!



Caminhei então para casa por volta das 20h com noite cerrada e um calor abrasador! Escrevo-vos este post que espero que siga, visto a internet ser uma monumental desgraça por estas bandas. Amanha de manhã sigo para a selva profunda! Estou nervoso e super entusiasmado!

 







Sem comentários:

Enviar um comentário