segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Dia 24, 25, 26 e 27 - Mancora - Aventuras, Desverturas e Hibernações

Dia 24 - O melhor surf de sempre

 Dia de folga, e sem viagens nem muito que fazer..., nem estou em mim! Acordei relativamente cedo e enquanto o Neuri não acordava, aproveitei a folga para... adiantar o trabalho do dia seguinte! A ideia seria ter que trabalhar poucas horas de manhã e ter o dia para curtir. O Neuri alugou uma mota enquanto eu trabalhava. Poucas ou nenhumas foram as vezes que andei de mota, sendo a última vez há uns anos com este mesmo moço em Oxford, onde prontamente me borrei todo em apenas 2-3 quarteirões. Não estava confiante, mas após muita insistência lá aceitei as boleiras! Felizmente a mota era uma 125 cansada e não a 600 que ele tinha em Inglaterra!

Saímos para dar uma volta na vila de Mancora, atravessamos as ruas empoeiradas primeiro em direcção à estrada principal e depois até ao centro! Para variar, o Neuri queria marisco, e foi por isso que procurámos e por isso que fomos defraudados! Ele pediu dois pratos principais e ficou com fome, eu pedi um prato principal (ceviche de conchas negras) e fiquei bem faminto!

Do varandim do restaurante via os surfistas ao fundo, enquanto me inspirava para lhes seguir os paços! Fui então em busca de uma escola de surf, a qual encontrei ao fim de meia duzia de metros a caminhar pelo areal. Alugues 30 Soles, aula privada 80 Soles. Sem grande regateio, a aula passou para 60S pelo que aceitei, e foi a melhor decisão que tomei!



Foi uma sessão de surf incrível, com ondas apesar de não muito grandes, muito longas e com força! Pela primeira vez surfei umas boas dezenas de metros a subir e descer a onda! Incrível! No fim os braços é que foram ao ar, mas faz parte!

No regresso, completamente moído, aproveitei para comprar o chapéu, visto que perdi o que trouxe, e o jantar take away: chimichurri (uma sandes de salsicha/chouriço com... batatas fritas lá dentro! Os peruanos e as batatas são mesmo inseparáveis!).

Chegado a casa, foi comer, banho cama! Estava morto!



Dia 25 - Morri na praia

Acordei tarde, mas dormi muito bem! Um bocado à pressa para pegar ao trabalho que não corria muito bem, e acabei algo tarde. Segui então para a praia, onde caminhei até ao centro de Mancora pela areia enquanto a maré não muito cheia o permitia. O regresso já foi mais emocionante.

Malta à boleia em cima das batatas

De volta a praia mais perto de casa, encontrei-me com o Neuri (que tinha tido uma aventura com a mota que alugou, e ficado apeado no meio das dunas) e curtimos um fim de tarda na praia com uma água morninha! Categoria! O regresso a casa, com paragem na barraquinha das empadas foi feito de mota, onde me sentia cada vez mais confiante. Leia-se menos borrado de medo!

Compramos as empadas, fritas na hora, mas nojentas por sinal! Não comi tudo. Seguimos então de tuktuk em direção a um Hostel que estava a distribuir panfletos na praia relativos a uma festa que iria haver essa noite. Nunca houve!!! Chegamos ao dito Hostel e foi-nos dito que a festa era só para hospedes e que nem valia a pena insistir... estranho publicitarem a festa na praia e depois não haver nada... adiante!



Seguimos até ao centro para beber um copo e onde o mestre marisqueiro (Neuri) não conseguiu resistir a mandar vir uma lagosta para a mesa! Eu pedi um Pisco de maracujá e depois um de manga. O pisco é um cocktail que leva clara de ovo batida no topo.

Ou foi da clara de ovo ou das empadas, ou muito provavelmente da junção de ambos, não sei! O que sei é que o resultado foi digno de uma intoxicação alimentar de proporções tailandesas (fica a referência ao que se passou há coisa de 8 anos atrás, menos uma semana).

Noite de desgraça! Fica aqui só um breve relato de uma situação caricata que tamanha a tragédia virou comédia! Imaginem, o vosso caro Gonçalo, sentado na sanita a "mijar pelo cu" (mais uma imortal referência da viagem que eu e o Rui fizemos à Asia há 8 anos), a vomitar para dentro de um balde, a fraquejar, sinto algo a tocar-me no calcanhar: uma monumental barata! Meio assustado levanto me, e quero ir lavar a cara ao lavatório, de onde sai outra barata! Uma desgraça que não me deixou de arrancar umas boas gargalhadas por volta das 4 da manhã! Rir para não chorar, certo?



Dia 26 - Hibernação

Sentia-me péssimo e pouco mais fiz do que sair para comprar maçãs para cozer, bananas, bolachas de água e sal, iogurte e água. Voltei a casa aina antes das 8 da manhã e pouco mais fiz além de cozer as maçãs...

Foi um dia de mal estar passado entre a cama e a casa de banho.



Dia 27 - Trabalha bandido!

Sem grande história, fartei-me de trabalhar pelo nada que fiz no dia anterior, mais o dia de hoje e mais o dia seguinte visto ir passar o dia em viagem para ir para a Amazónia. O destino Iquitos!

Mal saí de casa pelo que não há grande coisa a contar. Mantive a dieta para estar preparado para a amazónia e aproveitar o tour de 3 dias na reserva natural de Pacaya Samiria da melhor forma!

Umas agradáveis casinhas à beira da praia na caminhada que fiz no segundo dia

















Sem comentários:

Enviar um comentário