quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dia 53 - Mekong Delta

Acordámos bem cedo para comer uma sopinha ao pequeno almoço antes do pick up. O nosso destino foi o delta do rio Mekong, mais concretamente Cai Be. No caminho, na auto-estrada, parámos numa espécie de estação de serviço, com uns restaurantes e lojas de lembrança inseridos num grande e bonito jardim. Fica a foto.


Em Cai Be, ao sairmos do autocarro deparámo-nos com um calor e uma humidade incrível. Seguimos de barco por um dos nove braços dos delta do rio (também conhecidas como as 9 cabeças do dragão) até uma pequena aldeia onde provámos produtos locais: uma espécie de côco e gengibre cristalizado (bons), banana frita (mau), uma espécie de caramelo de banana (bom), pólen (mau), e chá verde com lima e mel de logan (muito bom).

Uma bomba de gasolina à beira rio. Também vimos um barco-bomba de gasolina. Caricato!

Seguimos então para a "fábrica" onde nos explicaram e vimos como se processam os vários alimentos:
  1. Óleo do côco
  2. Leite de côco
  3. Caramelos de côco (60% leite de côco, 20% açúcar, 20% malte) - provámos e eram deliciosos
  4. Papel de arroz (uma espécie de ostia)
  5. Arroz tufado
  6. "Vinho" de arroz
As aspas no vinho vêm porque esta bebida era destilada em duas concentrações 40% e 60%. Depois esta bebida pode ser bebida simples ou ser lhe adicionado outro elemento mais normal como côco (o tal "vinho" que provámos), banana ou malaguetas; algo mais estranho como escorpiões ou cobras (como vimos muito no Lao Lao); ou coisas mais estranhas como patas de urso ou galinhas inteiras com pêlos/penas.

 A confecção do papel de arroz

A destilação do "vinho" de arroz

O pote grande tem as cobras a macerar no "vinho" e ao lado algumas garrafas prontas a vender

Regressámos ao barco inicial e subimos o rio mais alguns quilómetros, até trocarmos para um barco a remos mais pequeno para podermos acessar aos estreitos canais que nos levaram aos arredores de Vinh Long para ver as plantações de diversos frutos, como logan, anona, maçã rosa, caimitos, jackfruit, durião, etc. Aqui além de ver as árvores, provámos algumas frutas e assistimos a um pequeno concerto de música/teatro tradicional vietnamita.

A viagem no pequeno barco foi sob calor intenso.

O concerto tradicional

O resto do dia foi passádo entre o rio e o autocarro, sempre em direcção a Can Tho, a capital do Mekong, onde iremos passar a noite antes de seguir para o Camboja. Peço desculpa pela falta de fotografias e texto mas com esta net não há condições para mais. Gasta se um tempo incrível para fazer o que quer que seja. Volta MEO, estás perdoada!

Amanha há mais novidades, desta vez da capital do Camboja, Phnom Penh!

3 comentários:

  1. Um senhor bigode e um penico com laçarotes. Brilhante.

    Ass: Jorge Nunes

    ResponderEliminar
  2. Como fazem a banana frita por esses lados? Em São Tomé aquilo é divnal, tive pena de não poder comprar mais pacotes para trazer comigo (apesar da banana frita na altura ser bem melhor que a versão em pacote)

    Patrícia Russo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a banana frita tipo panada num polme doce que é ok. Agora esta é cortada fininha e frita. Fica tipo batata frita, mas dr banana.

      Eliminar