sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia 60 - Siem Reap: Cozinha, Planos e Contabilidade

O dia 60, o segundo terço da viagem completo foi passado na despedida do Camboja. É dia de contas e contabilidades para deleite dos leitores. Mas antes vamos ao resumo do dia.
De manhã segui para uma aula de cozinha Khmer, visto já ter falhado o Laos e com imensa pena minha o Vietname (com comida deliciosa!), não podia falhar esta! A escola escolhida foi a Le Tigre de Papier tanto por ter boas referências como por utilizar parte dos lucros para ajudar crianças de rua (na sua educação e formação). Entre vários pratos, tive que escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. As aulas de cozinha além de serem uma forma de aprendizagem (normal), também são uma óptima maneira de experimentar vários pratos de gastronomia local! Especialmente quando as porções são enormes e os vários alunos partilham entre si as suas criações. Desta forma, para entrada escolhi os spring rolls de camarão e papel de arroz (sem tanto sabor como os fritos, são frescos e saborosos, recheados com legumes crus e camarão frito) e para prato principal a escolha recaiu no Lok Lak Beef (um delicioso prato que já tinha comido por duas vezes e tinha de aprender a fazer! O mesmo era composto por pedaços de carne de vaca frita e depois cozida, temperada com molho de ostras, molho de peixe, açúcar de palma e enormes cachos de deliciosa pimenta verde que não faço ideia onde a vou encontrar em Portugal), por fim, para sobremesa a escolha recaiu numa espécie de sopa doce de banana, tapioca e leite de coco. De bónus ainda provei salada de manga, salada de papaia (ambas saladas cheias de chilli, feitas com fruta muito verde), porco frito com ananás e amok de peixe (uma espécie de caril, mas com mais gengibre e galanga e sem chilli). Além da sobremesa previamente descrita, também tivemos direito a uma tábua de frutas locais com rambutan, logan, jackfruit e star apple. Cada vez gosto mais de jackfruit! De bónus, ainda tivemos uma pequena aula de escultura em vegetais, olhem que lindo!

Beef Lok Lak e fresh shrimp spring rolls

Porco frito com ananás e salada de manga

Enquanto eu passei o a manhã na aula de cozinha, o Rui foi ao Angkor National Museum, que contava com uma enorme exposição de estatuetas de Buddhas, bustos de deuses e vários elementos arquitéctonicos dos templos, como frisos, colunas, etc.

Angkor National Museum

A tarde foi agradavelmente passada a relaxar no amok (cama de rede) do jardim do hotel, enquanto planeávamos os seguintes dias e faziamos a nossa contabilidade. Á noite, depois de jantar voltámos para para o mesmo amok do mesmo jardim (para fazer tempo até às 2h da manhã, aquando do nosso night bus para Bangkok), desta feita, não tão agradável, devido à quantidade insana de mosquitos que nos comiam vivos. Também ao fim de dois meses numa zona tropical, se calhar já estava na altura de sofrer com eles, certo?

Vamos a contas!

Infelizmente por contingencias espacio-temporais com uma nuance monetária, já riscaram um dos nossos destinos de eleição do mapa (Myanmar), sendo que este actualmente está assim:

O percurso anterior omiti por já estar no post do dia 45 (http://viajometro.blogspot.com/2014/01/dia-45-hoi-ponto-da-situacao.html) Ponto I é Bangkok, onde nos encontramos de momento. Os pontos a vermelho II, III, IV e V, são os pontos onde imperiosamente iremos passar, por ordem: Ko Tao, Ko Phi Phi, Kuala Lumpur e Singapura. Já temos passagens marcadas para Ko Tao e o curso de mergulho e alojamento para lá pago (por isso é que o orçamento subiu tanto), depois antes de irmos para Ko Phi Phi vamos ter que parar em Krabi, Phuket, ou Ko Lanta pelo menos uma noite para fazer a transição (ainda decidimos). O ponto IV é Kuala Lumpur, a capital da Malásia, mas deve ter uma paragem antes, numa das ilhas (ainda não sabemos, mas provávelmente será Penang), em Kuala Lumpur deveremos ficar 2 noites e idealmente voar para o Borneo (voltou a equação) para mergulho no recife de coral da costa leste da ilha e para trekking no monte Kinabalu. Singapura é o nosso último destino com 2 dias reservados para a cidade. As ligações ainda não estão definidas bem como alguns destino intermédios, tivemos oportunidade de garantir transporte e alojamentos para os restantes dias na Tailândia, mas optamos por nos mantermos flexíveis (até porque o preços apresentados não eram os melhores). Um mês que falta é dividido ao meio entre Tailândia e Malásia com 15 dias para cada país (Singapura está englobada na Malásia).

Tabela I                                                                    Tabela II

A Tabela 1 tem os valores dos nossos gastos divididos por categorias. Aqui estão excluídos todos os gastos feitos em Portugal, nomeadamente as vacinas e as passagens aéreas de Lisboa-Hong Kong, Macau-Bangkok e Singapura-Lisboa, que foram os items que mais pesaram antes de descolarmos.
A Tabela 2 representa a nossa média diária até ao corrente dia, o dinheiro que podemos gastar nos dias seguintes cumprindo o orçamento de 1000€/mês, ou 33€/dia.

Mesmo apesar de algumas refeições mais caras do que o suposto e do curso de mergulho e 6 dias de alojamento pagos em avanço, ainda estamos dentro do orçamento, o que é muito positivo, porque o mesmo nos próximos dias vai baixar.

Em termos de países só há que acrescentar o Camboja, um país de gente simpática e templos soberbos. A natureza e as praias do país prometem e parece me que tudo junto é mais do que razão para voltar! Em termos de preços, em termos de alojamento penso que esteja a par dos seus vizinhos, possivelmente até mais barato! A cerveja é baratíssima (0,40€ a caneca) e a comida apesar de não ser tão barata como na Tailândia fica bem mais em conta que no Laos e Vietname. As entradas em monumentos/museus variam imenso entre eles. O transporte pareceu-me bastante em conta. A tom de curiosidade, no Camboja um corte de cabelo ficou me por 2,25€.

Espero que gostem e que ajude quem estiver a pensar vir para estas bandas!