domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dia 57 - Angkor (Parte I - Grand Circuit)

Decidimos dedicar o primeiro dia em Siem Reap ao Grand Circuit dos templos de Angkor. Um percurso alargado que engloba os templos mais periféricos e Angkor, alegadamente, os com menos interesse. Desta forma esperamos que a experiencia seja em crescendo.

Para quem não conhece, é o maior complexo religioso de todo o mundo. Centenas de templos em ruínas são o que sobrou do grande império Khmer (séc. IX a XV). A maioria dos edifícios foram construídos entre o século X e XIV, aquando Londres tinha cerca de 50000 habitantes e Angkor, mais de 1 milhão!

Arrancámos por volta das 7h da manhã de tuktuk para Angkor para visitar os templos, horário que se revelou tardio tanto pelo calor como pelas multidões. Amanhã o plano é estar em Angkor aquando da sua abertura, às 5h. Consta que é imperdível um nascer do sol no Angkor Wat. Amanhã confirmaremos.

Vou apenas adiantar um pouco da história dos templos mais importantes e por algumas fotos de cada um. A seleção foi difícil, tirámos mais de 500 fotos!



Sem mais demoras. A primeira paragem foi Baphuon, o templo conhecido por ser o maior puzzle do mundo porque antes da guerra civil, o templo foi "desmontado" por arqueólogos, mas com a chegada dos Khmer Vermelhos, os seus detalhados registos foram perdidos. Actualmente o templo encontra-se em fase de reconstrução.

A primeira impressão de Angkor

Muitas "peças" por encaixar encontram-se no complexo

Baphuon visto de dentro do páteo interior

A vista do cimo do Baphuon

A paragem seguinte foi o Phimeanakas.



A terceira paragem foi o Preah Palilay.


A paragem seguinte foi o Terraço dos Elefantes, decorado com enormes esculturas, era utilizado para cerimónias públicas ou como hall de recepção do rei.


A última paragem deste complexo foi o Terraço do Rei Leproso, com uma estátua sua no terraço elevado 7 metros do solo por paredes de pedra esculpida.

Estátua do Rei Leproso

As paredes que elevam o terraço

Saímos então do maior complexo de Angkor (com os supostamente melhores templos por ver, ficam para amanhã) pelo pórtico Norte.


Seguimos então de tuktuk por cerca de 4 km até ao Preah Khan, um dos maiores edifícios de Angkor, construído pelo rei Jayavarman VII. Em tempos este edifício foi uma universidade Budista e albergava mais de 1000 professores.

A entrada do edifício disfarçava a sua enorme extensão

Um dos páteos interiores

Os edifícios eram tão extensos que não se conseguia ver o fim do corredor.

Pormenor da pedra trabalhada

Eu sirvo de escala para verem a enormidade envolvente

A última paragem antes de almoço foi o Preah Neak Poan, um templo numa ilha artificial criada no centro de um enorme lago também artificial.


Depois de experimentarmos mais uns pratos de gastronomia Khmer seguimos para o Ta Som, 2km adiante.




A paragem seguinte foi o Eastern Mebon.



A penúltima paragem foi o Pre Rup.




A meta da Temple Run de hoje foi muito restaurado Prasat Kravan.







Sem comentários:

Enviar um comentário