terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dia 45 - Hoi An - Ponto da Situação

Dia 45, um dia algo stressante sem que tenhamos feito muito. Este é o ponto médio da nossa viagem. Ainda Já só temos 45 dias, mês e meio pela frente para ver tanta coisa!

Hoje viajámos de Hué para Hoi An, uma localidade à beira mar, com cerca de 150000 habitantes que apesar do movimento de cidade já não é a loucura das paragens anteriores. Perdemos a manhã em viagem e a cidade recebeu nos com chuva. Almoçámos e a tarde foi dedicada à resolução de um problema (deixei o meu querido, precioso e único casaco no hotel anterior e tive a tentar recupera-lo; uma longa história com alguns pormenores engraçados pela simpatia ou falta dela das pessoas, mas fica para depois) e a questões logísticas para as próximas semanas. O Tet (ano novo chines/vietnamita/lunar) está a dificultar e a inflacionar os nossos planos pelo que os transportes nos condicionam bastante.

Planos:

Resumindo, o plano ideal e meio utópico é amanha, dia 30 sair de Hoi An num transporte nocturno em direcção a Dalat (uma cidade na montanha a cerca de 1300m de altitude), chegar lá de manhã, ficar uma noite e seguir viagem (nocturna se possível)  até Mui Ne (uma pequena aldeia à beira mar), se bem que se o tempo não estiver bom podemos saltar esta paragem.
Com alguma pena e por falta de tempo (por querermos muito ir ao Myanmar) decidimos saltar o delta do Mekong e seguir directamente para a maior cidade do país: Ho Chi Minh. Aqui idealmente chegaríamos de manhã cedo, num transporte nocturno, tínhamos um dia para ver a cidade (é pouco, mas fartos de grandes cidades estamos nós!), quiçá outro dia, conforme a oferte para dedicar a uma day trip para ver a correr o Delta do Mekong, e no dia seguinte fazer uma da trip para Cu Chi para visitar o maior complexo de túneis dos vietcongues e um famoso templo em Tay Ninh. Esta é uma day trip comum, mas idealmente passaríamos a noite em Tay Ninh (junto da fronteira com o Camboja) ou quiçá passaríamos a fronteira.
Já no Camboja encurtamos os planos largamente, cortando uma ilha no sul do país que nos foi muito bem referenciada e tantos outros pontos de interesse, reduzindo a viagem pelo país a uma semana dividida entre a capital Phnom Penh, Siem Reap e quem sabe Battambang.
A viagem depois deverá ser directa do Camboja para Bangkok, de onde planeamos voar para o Myanmar onde planeamos passar cerca de 10 dias divididos entre Mandalay, Bagan e Yangon. À medida que o tempo avança, os planos ficam mais vagos. É muito difícil arranjar um ponto de equilíbrio entre o tempo(que inevitavelmente se transforma em dinheiro) que temos e o que queremos ver. Tudo isto causa algum stress que é prejudicial para toda a experiência. Antes de sair de Portugal pensei que 3 meses fosse muito tempo e agora...

Fica aqui um mapa para ajudar a perceber por onde andamos. Os pontos vermelhos são as localidades onde ficámos/planeamos ficar. A azul está o percurso que já fizemos nestes primeiros 45 dias. A amarelo que planeamos paras o resto do Vietname, a verde a breve passagem planeada para o Camboja, a rosa o transito pela Tailândia e os planos para o Myanmar.
Após o Myanmar, como planeado ainda queremos visitar as ilhas do sul da Tailândia, Malásia continental (esquecemos o Borneo) e Singapura. Ambicioso, não?

Orçamentos e contas:

Relativamente a contas, estamos dentro do orçamento. Fica um excerto da nossa folha de excel para controlar os nossos gastos.

Tabela 1                                                                        Tabela 2

A Tabela 1 tem os valores dos nossos gastos divididos por categorias. Aqui estão excluídos todos os gastos feitos em Portugal, nomeadamente as vacinas e as passagens aéreas de Lisboa-Hong Kong, Macau-Bangkok e Singapura-Lisboa, que foram os items que mais pesaram antes de descolarmos.
A Tabela 2 representa a nossa média diária até ao corrente dia, o dinheiro que podemos gastar nos dias seguintes cumprindo o orçamento de 1000€/mês, ou 33€/dia.

Hong Kong e Macau achei-os caros em termos de alojamento, a comida é ok, transportes ok.
Tailândia é muito bom, alojamento e transportes baratos, comida ainda mais (especialmente porque se come MUITO bem nas bancas de rua), sendo que as actividades às vezes possam ficar um pouco caras dependendo do que seja.
Laos tem o alojamento barato, mas face aos anteriores o preço da comida disparou para o triplo (3-4€/refeição), os transportes são bem mais caros, se bem que em termos de actividades achei tudo muito barato, especialmente em Vang Vieng.
Vietname, até agora em termos de alojamento parece me em conta, tal como Tailândia e Laos, a comida é mais barata que no Laos, mas não muito mais. As actividades, nomeadamente museus acho muito caros comparando com os anteriores e os transportes em geral acho muito caros (talvez por causa do ano novo, como mencionei anteriormente).

Não há muito para gostar ou deixar de gostar deste post, até porque não há nada para ver. Alguém que já tenha andado por estas bandas agradeço algumas dicas para o percurso futuro. E para os quem planeia viajar por estes lados, espero que o orçamento seja de alguma forma útil. E para os cépticos na impossibilidade de fazer viagens deste calibre, acho que está provado que com um orçamento baixo se pode correr mundo (pelo menso por estas bandas).