quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dia 33 - Vientiane: a cidade

Vang Vieng ficou para trás e já deixa saudades! Depois de um bom pequeno almoço e 5 horas de viagem chegámos à capital do Laos, Vientiane. Decidimos deixar os tuk tuks e procurar o hotel por nossa conta. Demorámos um bom bocado a encontra-lo e as nossas costas agora odeiam-nos. Para compensar o esforço, tivemos direito a um quarto para quatro pessoas porque não havia nenhum twin disponível. E olhem que chato!

Quarto gigante!

Seguimos então para uma feira gastronómica ao lado do Centro Cultural de Vientiane à procura de refeições e de ver algo interessante. A feira era apenas virada para os locais e nada para turistas. Os poucos que lá estavam, como nós estavam deveras perdidos. Decidimos então ir almoçar: fried rice with chicken/pork foram os menus e para beber um batido (aqui os batidos são feitos com gelo picado em vez de leite) de limão e menta. De barriga cheia, estávamos prontos para a Temple Run do dia!

O almoço estava bem bom e ficou por menos de 5€ para os dois.

O That Dum Stupa foi transformado numa rotunda. É o preço do progresso

Vat Sisasek, um templo que alberga centenas se não milhares de imagens de Budas, muitas delas danificadas derivado das invasões por parte do Sião há 2 séculos atrás.

Todo o complexo é cercado com paredes interiores cobertas por Budas.

O cemitério de Budas, repleto de estatuetas danificadas.

Passámos então para o Hor Phakeo, que do Laos é sem duvida o templo que mais gostei. O interior era um híbrido entre templo e museu. Infelizmente não era possível fotografar o seu interior.

O Arco do Triunfo ou Patuxay começou a ser construído em 1962 e até hoje ainda não foi terminado, devido à turbulenta história do país. Os EUA doaram cimento ao Laos para a construção de um aeroporto, mas por razões que desconheço, esta matéria prima foi antes empregue na construção deste monumento, que por vezes é também apelidado de aeroporto vertical.

Apesar do seu aspecto exterior ser pouco ornamentado e cinzento, a abóboda e partes do seu interior são bem ornamentados.

Para finalizar visitámos o complexo de templos mais recente da cidade. Este templo custou cerca de 200.000€ e foi financiado por diversas pessoas e entidades. A inauguração foi em Maio ano passado. Ainda se fazem coisas bonitas!

O templo principal do Vat Thatfoun

O resto do dia foi gasto em organizações, planeamentos, compras, etc. Nada de interessante. Amanhã iremos ao Pha That Luang e ao Buddha Park a cerca de 30km da cidade, uma das maiores concentrações tanto de esculturas hindus como budistas. Se tivermos tempo ainda queremos ir COPE, um museu e centro de apoio às pessoas que foram ou são mutiladas e perderam membros (porque o país foi alvo do maior bombardeamento da história, por parte dos EUA, tendo sido largadas mais de 2.000.000 de toneladas, sim, dois milhões de toneladas de bombas durante a Secret War, sendo que mais de 1/3 das bombas ficou por detonar, causando fatalidades). No COPE são fabricadas e fornecidas próteses de alta tecnologia e baixo custo às vitimas das bombas.




Sem comentários:

Enviar um comentário