quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dia 25 e 26 - Chiang Rai, Chiang Khong e Pak Beng (Laos)

Dia 25 - Viagem para Chiang Rai e Chiang Khong

Hoje ontem (escrevi isto ontem, mas problemas logísticos impediram a publicação) de manhã empacotámos tudo e seguimos mais carregados que nunca numa mini van em direcção a Chiang Rai. Após uma paragem de meia hora para almoço, cerca de 4 horas depois chegámos ao nosso primeiro destino. O White Temple em Chiang Rai. Um templo muito diferente de todos os outros pela sua aparencia e mais ainda quando visto em pormenor! Gostei! O templo no exterior tinha diversas estátuas com alusões a monstros e personagens de filmes, como o Predador. No interior tinha um mural no mínimo caricato com diversas alusões a factos e pessoas reais, como o 11 de Setembro, a ponte de Brooklyn, o Michael Jackson; tinha alusões a filmes, como o Star Wars, o Alien, o Saw, etc; tudo misturado com dragões, espíritos, e motivos religiosos. Tudo isto junto numa pintura que cobria as paredes do templo! Tinha tanto de caricato e bizarro como de fantástico! Pena não ser permitido tirar fotografias do interior. Ficam algumas fotos do exterior:

Para o Predador o chão é lava!

Uma preciosa foto sem milhões de pessoas que por ali deambulavam

Vai uma mãozinha?

Vista das traseiras

Tão branquinho!

Depois de uma curta paragem pelo White Temple seguimos para Chiang Khong, onde chegámos passadas 3-4 horas chegámos. Antes de jantar deu tempo para ir dar uma voltinha pela terra. Pouco mais tinha do que um templo (já fechado), uma rua com lojas e um porto. Fica a foto do templo.


Dia 26 -  Viagem para Pak Beng (Laos)

Acorámos bem cedo para supostamente apanhar um barco vespertino que acabou por zarpar depois do meio dia. Tivemos mais do que tempo para tudo! Preparar tudo, comer, receber o passaporte, ir até à emigração tailandesa, passar a ponte de autocarro para o Huay Xai (Laos), receber os carimbos e entrar no Laos, ser brutalmente roubados nas taxas de câmbios (vá lá que foi pouco dinheiro) a comprar Kips (moeda do Laos), comprar alguma comida para a longa viagem de barco que tínhamos pela frente, esperar, esperar esperar e... finalmente esperámos mais um pouco e aí sim, embarcámos! A viagem foi longa mas agradável (cerca de 6 horas). Deu para conversar, ver a vista, dormir, comer e ler um bocadinho. Ficam algumas das fotos. Não ponho mais porque a net é fraquinha fraquinha fraquinha... Lamento!

O belo Laos ao longe!

A nossa embarcação

Um barco casa perdido no Mekong

Uma praia fluvial cheia de pessoas

E outra cheia de gado! De notar que vimos substancialmente mais vacas que pessoas nas praias!

Paisagem

Mais paisagem!

Uma aldeia perdida nas montanhas à beira rio

Um bonito por do sol por de trás dos montes, mesmo à chegada a Pak Beng!

E para jantar porque não experimentar um búfalo guisado e uma cerveja local (o produto mais conhecido do Laos)

Amanhã continuamos a jornada de barco até Luang Prabang onde espero dar notícias!

Até lá!





7 comentários:

  1. Quanta informação legal! Nossa tem que divulgar esse blog! Fotos lindas e roteiro muito bom!!!! Sucesso na viagem!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado! Fico feliz que esteja a gostar! Se achar por bem divulgue o blog. Será um prazer partilhar esta experiência com mais gente tanto como ajudar quem quiser embarcar numa viagem parecida

    ResponderEliminar
  3. Olá Gonçalo! Nós iremos fazer Tailândia, Laos e Cambodja (Angkor Wat) durante um mês. Achas que é possível sair de Chiang Rai e apanhar o barco para Laos no mesmo dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia! Eu acho possível, mas talvez não seja fácil. A passagem para o Laos é feita por uma ponte entre Chiang Kong e Huay Xai. Depois para seguir viagem há pelo menos três opções (para seguir para Luang Prabang): autocarro, slowboat e fastboat.
      Autocarro: deve ser a maneira mais barata de fazer a viagem. Muita gente passou a fronteira ao final da tarde e seguiu para Luang Prabang num autocarro nocturno.
      Slowboat: este barco demora 2 dias a chegar a Luang Prabang com uma paragem para comer e dormir em Pak Beng. Cada uma das duas viagens dura cerca de 6-8 horas e os barcos tendem a sair por volta das 11h da manhã, porqur só podem navegar durante o dia.
      Fastboat - consta que é caro e tem horários flexíveis. A viagem dura cerca de 6 horas até Luang Prabang.

      Dito isto e supondo que o primeiro destino do Laos seja Luang Prabang, acho que sim é perfeitamente possivel, dependendo dos horários dos transportes entre Chiang Rai e a fronteira (esta viagem durou cerca de 2h de autocarro)

      Espero ter ajudado. Mais alguma coisa, estou à disposição! Boa viagem!

      Eliminar
  4. Oi Gonçalo. Vou fazer uma viagem bem parecida, Tailândia, Laos e Camboja em dezembro. O roteiro está muito corrido, tem tantas coisas para conhecer por lá. Gostaria de saber se é fácil alugar uma mini van que saia de Chiang Mai, pare em Chiang Rai para conhecer o White Temple, e siga para Chiang Khong no mesmo dia? Que horas chega em Chiang Khong, mais ou menos? Eu gostaria de cruzar a ponte para Huay Xai no mesmo dia, mas acho que não deve dar tempo. Agradeço muito se você puder me ajudar!

    ResponderEliminar
  5. haha, faltou meu nome, não tenho conta do gmail. Sou a Cassiana. Estou muito ansiosa pela viagem. Adorei as suas fotos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Cassiana!

    Não faça a sua viagem muito corrida de mais. Disfrute cada local com tempo. Eu acho que fiz quilómetros a mais para o meu tempo de viagem!

    Relativamente à tua pergunta, isso é facil. Qualquer agente turístico (ha um em cada hotel/hostel) te arranja uma passagem de mini van com esse programa. A viagem ainda é demorada, o que com a visita ao templo torna difícil a passagem para o Laos no mesmo dia porque a fronteira fecha. O normal é dormir em Chiang Kong e seguir de manha cedo para o Laos.

    Se puder ajudar em mais alguma coisa e é só dizer!

    ResponderEliminar